Eleito o melhor vinho doce português

noble_late_harvest_2009

Rozès Noble Late Harvest 2009

Os vinhos DOP Douro estão, cada vez mais, a afirmar-se no mercado internacional. Na edição deste ano do Decanter World Wine Awards, o Rozès Noble Late Harvest 09 arrecadou o prémio de melhor vinho doce português, atribuído na categoria "Regional Trophy". Segundo as declarações da comissão do concurso, "embora seja o Vinho do Porto a assumir um papel de destaque, dando uma projecção mundial à Região Demarcada do Douro, os vinhos DOP Douro estão a surpreender, assim como o vencedor deste troféu".

Uma distinção tripla para a Rozès no prémios Decanter 2011, que viu ainda o Terras do Grifo Porto Vintage 2007 arrecadar medalha de prata, e o Terras do Grifo Douro Grande Reserva Branco 2009 a receber medalha de bronze.


 

noble2009_69x341

Ver ficha produto

"Dar valor à imensa variedade de castas autóctones da região do Douro", segundo António Saraiva, administrador da Rozès, justifica o investimento da empresa nos vinhos DOP Douro. Um reconhecimento que, além fronteiras, já está a dar frutos, com a recente distinção do Rozès Noble Late Harvest 09 como melhor vinho doce português, nos Decanter World Wine Awards.

A vinificação do Rozès Noble Late Harvest 2009 decorreu no final de Novembro, após cerca de 30% das uvas terem sido colocadas nos solarengos terraços do Douro, aproximadamente durante um mês. Seguiu-se um estágio de oito meses, em cascos de 225 litros feitos de acácia francesa. A preservação nestes barris diminuiu o enriquecimento dos taninos do vinho, o que contribuiu para a sua preservação aromática, dando o frescor e a complexidade necessárias para a criação de um vinho de topo.

De acordo com o painel de provadores do concurso, o Rozès Noble Late Harvest 09, produzido, exclusivamente, a partir da casta Malvasia Fina, possui uma grande "frescura, elegância e mineralidade".

Para além da distinção do Rozès Noble Late Harvest 09, o Terras do Grifo Vintage 2007 (DOP Porto) foi premiado com a medalha de prata, e o Terras do Grifo Grande Reserva Branco 2009 (DOP Douro) galardoado com a medalha de bronze.

Um dos mais importantes concursos de vinhos a nível internacional, o Decanter World Wine Awards (DWWA) é promovido pela revista inglesa Decanter. Este ano, foram provados mais de 12.200 vinhos, pelos 211 juízes pertencentes ao painel.