Primeiro bolo-rei com Vinho do Porto ROZÈS é lançado no mercado português

Há um novo bolo-rei para provar no Douro. Uma empresa panificadora da região decidiu inovar e juntar à receita original o Vinho do Porto Late Bottled Vintage 2007 da Rozès. O resultado? Um bolo-rei com caraterísticas muito particulares na cor da massa e nos aromas. É, pode dizer-se, o primeiro bolo-rei a ser lançado no país com este Vinho do Porto e espera, este ano, conquistar o paladar dos portugueses. A ideia, arrojada, surgiu da necessidade de inovar e promover os produtos regionais do Douro. A empresa responsável espera vender mais de 100 mil unidades.

O Vinho do Porto Late Bottled Vintage (LBV) Rozès 2007 é produzido em anos de excelente qualidade, sendo originários de uma única colheita. São precisos quatro anos de estágio antes do seu engarrafamento, um processo que confere a este Vinho do Porto o carater superior pelo qual são reconhecidos os LBV's.

Pois foi exatamente devido a estas particularidades que a empresa panificadora "Douromel", em Tabuaço, decidiu escolher o vinho da Rozès para integrar a receita do novo bolo-rei deste Natal. A ideia foi criar um produto com a mesma tradição, mas inovando nos sabores intensos inerentes à utilização deste vinho específico.

Apesar de a receita original ter sido mantida, a introdução deste Vinho do Porto LBV Rozès 2007 tornou o miolo da massa mais escuro, permitindo uma conjugação de sabores, em que o doce e a fruta natural do vinho, combinado com os aromas presentes na massa e nas frutas, conferem um perfil suave ao bolo-rei, ressaltando os sabores e aromas a citrinos e frutos vermelhos.

Assim, o vinho incorporado condiciona, de forma decisiva, o aroma final, pois por um lado liberta compostos voláteis que se associam aos restantes componentes da massa e, por outro lado, condiciona o processo de fermentação. Desta forma, a utilização de diferentes tipos de bebidas, conduzem ao desenvolvimento de diferentes perfis aromáticos no bolo-rei.

A adição de Vinho do Porto LBV Rozès 2007 acontece com o objetivo de divulgar os produtos da Região Demarcada do Douro, tirando o máximo partido do que lá é produzido, nomeadamente o Vinho do Porto - maior embaixador português - bem como proporcionar aos consumidores um produto diferenciado.